Palestrantes 2019
Segue abaixo a lista dos palestrantes já confirmados do evento, clique no nome para ver sua minibiografia .
Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (2017 – atual). Foi Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (2011-2016). Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (atual IESP) e Mestre em Ciência Política. É pesquisadora titular da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, professora de Pós Graduação do Programa de História das Ciências e da Saúde e professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Sociologia do IESP/UERJ. Foi diretora da Editora Fiocruz. É também professora adjunta de sociologia da UERJ.
Psicóloga e psicanalista, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo. É especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas pela UFES. É mestre e doutora em filosofia pela UFRJ. Professora há mais de 30 anos,
Em 2005 e 2006 desenvolveu, escreveu e apresentou temas da filosofia em linguagem cotidiana no quadro Ser ou Não Ser, no Fantástico da TV Globo, e em 2008 no Canal Futura. Foi durante seis anos comentarista da Radio CBN nos quadros Liberdade de Expressão e A arte da Gestão.
É autora de mais de dez livros, tendo duas indicações ao Premio Jabuti.
Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e Livre Docente em Fisiologia e Biofísica pela USP. Atua como docente nos cursos de Graduação da área da Saúde e nos Programas de Pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ. Médica pela UFRJ, possui mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) (1989) e doutorado em Ciências (1994), ambos pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, em 1995 e na Universitá Degli Studi di Napoli, Nápoles, em 2006.. Foi Diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (2010-2013). Presidente e vice-presidente da Latin American Thyroid Society (2013-2017) e Coordenadora de Projetos Binacionais no âmbito dos Programas CAPES/COFECUB (2010-2013 e 2018-2020) e Institut de recherche pour le développement -IRD/CNPq (2012-2016). Eleita, em 2019, como reitora da UFRJ.
Farmacêutica, formada pela Universidade Metodista de Piracicaba.
19 anos de atuação como Responsável Técnica em empresas do Setor Farmacêutico. Gestora nas áreas de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Logística. Suporte Regulatório na área de Marketing e Vendas. Interface com órgãos reguladores competentes, com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e com o Sistema Único de Saúde.
Médico-Cirurgião da Universidade do Chile com especialidade em Saúde Pública. Doutor em Humanidades Médicas e Ciências Sociosanitárias pela Universidade Complutense de Madrid. Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Chile e MBA pela Universidade Andrés Bello. Especialista em políticas de drogas e medicina cannábica. Diretor da ONG Latinoamérica Reforma. Ex-Diretor do Hospital de Urgência de Assistência Pública.
Professor da Complutense University de Madri, onde lidera o grupo de pesquisa “Canabinóides e neurogênese”. Seu grupo investiga o papel da sinalização canabinóide na regulação da sobrevivência e geração de células neurais no desenvolvimento do cérebro e na neurodegeneração associada à doença de Huntington. Seu trabalho também foi pioneiro demonstrando a ação antitumoral dos canabinóides contra tumores cerebrais de glioma.
Especializada na aplicação de
canabinóides (Cannabis) na prática clínica. Possui mestrado em Gestão de Serviços
de Saúde e Medicina Antienvelhecimento. Palestrante na Faculdade de Medicina da
Universidade do Panamá, antes de estudantes de medicina e professores, em
aplicações e usos da Cannabis Medicinal. É perita no assunto já tendo feito
várias apresentações orais e escritas perante o Comitê de Saúde da Assembléia
do Governo responsável pela elaboração do projeto de legislação no Panamá para
legalização da Cannabis para uso médico. Já foi entrevistada no programa mais
popular de TV do país e programas de rádio, entre outras aparições na mídia no
Panamá e na Colômbia. Sua principal área de interesse é pesquisa e educação.
Bioquímica de profissão, formada em pesquisa com mestrado em Bioquímica e Bioinformática e Doutorado em Ciências, com foco em Biologia Celular e Molecular. Co-fundadora da fundação científica sem fins lucrativos “Ciencias para la Cannabis”, colaboradora da Defensoria Penal Pública Nacional do Chile e atualmente pesquisadora de pós-doutorado na Universidad de Concepción, Chile.
Biólogo (UnB), Mestre e Doutor em Biofísica pela UFRJ com ênfase em Neuroquímica, tendo se especializado na Universidade de Oxford (2002-2004) e na Universidade de Coimbra (2008-2009); É Professor Associado da UFRJ no Instituto de Biofísica, chefia o Laboratório de Neuroquímica, foi o diretor científico do congresso internacional de medicina canabinóide em São Paulo em 2018 (http://www.cannxbrazil.com/);
Atual presidente da Abrasco e diretora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Gulnar é carioca, se formou em 1978 na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e fez Residência em Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina da USP. Após a residência voltou para o Rio de Janeiro onde trabalhou no Hospital Raphael de Paula Souza e passou no concurso do antigo INAMPS para Medicina Interna, mas como era “sanitarista” foi lotada na Superintendência do Rio de Janeiro. Morou dois anos na Suíça onde teve a oportunidade de trabalhar como auxiliar de pesquisa em projetos da OMS e fazer o curso de especialização em Saúde Comunitária na Universidade de Genebra. Em 1987 foi contratada pela Campanha Nacional de Combate ao Câncer para trabalhar no Serviço de Epidemiologia do INCA. Concluiu o Mestrado de Saúde Coletiva no IMS em 1991 e em 1997 o doutorado em Medicina Preventiva na USP. Em 1999 foi aprovada no concurso para professora de Epidemiologia no Instituto de Medicina Social da UERJ. Entre 2003 a 2007 foi cedida ao INCA para exercer o cargo de coordenadora de prevenção. Atualmente é professora associada do IMS-UERJ e foi eleita diretora, cargo que exerce desde 2016.
Químico com Mestrado em Ciências, ex-diretor do Escritório de estupefacientes do Ministério da Saúde na Colômbia, con 12 anos de experiência em regulação do mercado de estupefacientes e psicotrópicos para usos médicos e científicos. Durante os últimos cinco anos liderou a regulamentação e implementação do marco legal para a cannabis medicinal em seu país.
Sidarta Ribeiro é professor titular de Neurociências e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília (1993), Mestrado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Ph.D. em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000), com pós-doutoramento em Neurofisiologia na Universidade Duke (2005). Coordenador científico e conselheiro da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, e conselheiro do Instituto Chacruna de Medicamentos de Plantas Psicodélicas.
Neuropediatra formado pela pela UFRJ(1988). Atualmente é Diretor Médico do Centro de Epilepsia do IECPN do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Especialista no acompanhamento e no tratamento com cannabis medicinal.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pela UFRJ, tendo realizado parte de seus estudos no Brain and Cognitive Department no Massachusetts Institute of Technology. Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. É neurocientista com experiência em desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso, atuando principalmente nos temas neurogênese, oligodendrogênese, desenvolvimento de circuitos neurais e desenvolvimento do córtex cerebral. Exerceu a função de vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) no triênio 2009-2011 e de Presidente da entidade (2011-2014). Atualmente é Especialista da Fiocruz na área de Neurociência.
Graduação em Medicina pela UFRJ (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UUFRJ (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ(1996). Pós-Doutoramento no Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School (2003-05). Atualmente é prof. Associado da UFRJ. Principais intereses são: neurogenese pós-natal, migração celular, gap junctions, desenvolvimento do córtex cerebral, neuroembriologia, neuroplasticidade e política sobre drogas.
Formado em linguagem fotográfica Escola de Artes Visuais. Criou a Oficina da Folha. Núcleo de pesquisa em arte vegetalista.
Em 1988 fundou o
Céu da Lua Branca.
Igreja dedicada à
Doutrina do Santo Daime.
Farmacêutica (UFJF), mestre e doutora em Biociências (UERJ) e professora e pesquisadora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Desenvolve projetos de pesquisa dentro da área temática “DOHaD” – “Developmental Origins of Health and Disease” e, atualmente, se dedica à pesquisa sobre a modulação do sistema endocanabinoide central e periférico induzida por obesidade materna no período perinatal.
Presidente executiva da Cannabis Drops of Hope, ONG que dá acompanhamento aos pacientes para que eles façam uso informado . Francesca Brivio é uma das vozes mais reconhecidas no Peru em defesa das três rotas médicas de acesso, Auto-cultivo, cultura associativa e laboratórios. Ela passou por um processo difícil que durou anos, quando diagnosticada com uma doença rara no sangue. Ao não encontrar nenhuma solução na medicina ocidental, investigou outro tipo de terapias, até que finalmente encontrou a Cannabis Medicinal, Francesca embarcou num projeto editorial com a Penguin Random House on Medicinal Cannabis, que será publicado este ano, além de projetos de negócios associados à cannabis que terão doações para pacientes.
Emilio Figueiredo, advogado inscrito na OAB/RJ sob o nº 124.871, com bacharelado pela PUC-RIO (2003); pós-graduado em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, pelo Instituto de Economia da UFRJ (2013); foi aluno no programa de “Drug Policy Reform” do Transnational Institute de Amsterdam (2014); diplomado em Innovación Política pela Academia Innovación Política (2017) e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS) do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT INEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF)..
É advogado expoente da Cannabis Law no Brasil e diretor na Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas – Reforma, reconhecido defensor de pessoas que fazem uso e cultivam a Cannabis, principalmente para fins terapêuticos. Também é consultor jurídico de associações de pessoas que que fazem uso terapêutico da Cannabis e de iniciativas públicas e privadas que buscam a produção nacional de Cannabis com observância de seu impacto social e ambiental no Brasil.
Economista, foi consultor da empresa de cannabis medicinal Medreleaf (adquirida pela Aurora), Diretor da ANVISA de 2013 a 2016 (assinando a RDC 17, que regulamenta o canabidiol no Brasil). Secretário-Executivo da Câmara Interministerial de Regulação Econômica do Mercado de Medicamentos (CMED) – ANVISA, Chefe de Gabinete do Ministério do Meio Ambiente e Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEEMA).
Rogério Panizzutti é médico, especialista em psiquiatria, com doutorado e pós-doutorado em neurociência, e experiência em universidades e centros de pesquisa nos Estados Unidos, Suíça, Irlanda e França. Professor da UFRJ e fellow do Human Frontiers Science Program e do Global Brain Health Institute. Escreveu diversos artigos, capítulos de livros, e participou de programas na TV e no rádio.
Graduação em Farmácia pela UFRJ (2003) com Especialização em Ciências do Laboratório Clínico pela UFRJ (2006), Mestrado em Ciências Médicas pela UFRJ (2007), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2014) e Especialização em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (2016). Com experiência em Gerenciamento de Projetos. Atua como Assessora da Vice-Presidência (VPPCB) e como Gerente de Projetos da Plataforma de Pesquisa Clínica da VPPCB/Fiocruz.
Psicoterapeuta e educadora, formada pela PUC-RJ e a Columbia University.
Coordenou o PIM – Programa Integrado de Marginalidade por 20 anos. Com uma equipe multidisciplinar estabeleceu uma metodologia de trabalho com as populações mais afetadas pela epidemia de aids, adotada em todo o país. Participou da diretoria e faz parte do Conselho Histórico da Aborda – Associação Brasileira de Redução de Danos.
Ultimamente trabalha com a interface entre espiritualidade e física quântica, atendendo clientes, dando workshops e participando de fóruns internacionais.
Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP (2008). Especialista em Psicanálise Infantil pelo Instituto Sedes Sapientiae (1990). Especialista em Dependência Química-UNIAD/Universidade Federal de São Paulo (1999).Especialista em Psiquiatria (2013). Médica Psiquiatra com experiência em Medicina Canabinóide desde 2014. Criadora do Fórum Municipal na Câmara de São Paulo sobre o tema Cannabis Medicinal em 2016.
Ativista pela regulamentação e democratização do acesso à cannabis com fins terapêuticos no Brasil.
Coordenação e acolhimento na Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal – ama+me.
Paciente em tratamento canábico há 14 anos para controle de dor neuropática.
Advogada especialista em Direito à Saúde; Mestranda em Políticas da Saúde -IESC/UFRJ; Pesquisadora do GPDES (Grupo de Pesquisa e Documentação do Empresariamento da Saúde ) – IESC/UFRJ e Membro do Conselho Consultivo da APEPI; Com experiência de 10 anos em consultorias jurídicas de importantes planos de saúde, atualmente advoga pelo direito do paciente no âmbito do direito público e privado.
William Helal Filho é jornalista formado na PUC-Rio e trabalha há 18 anos em O Globo, onde atuou na cobertura de assuntos como educação, saúde, ciência e meio ambiente. Como responsável pela editoria Sociedade, coordenou reportagens sobre política de drogas no Brasil e sobre pesquisas científicas com cannabis medicinal. Hoje, é coordenador de treinamento da Redação Integrada, que reúne O Globo, Extra e Época.
Vice-Presidente da Liga Canábica da Paraíba. Paciente usuária e mãe de paciente usuário de cannabis. Servidora Pública no Tribunal de Justiça da Paraíba.
Sócio do Porto, Dantas & Massena Advogados, especializado em direito do consumidor, Diretor da APEPI, além de um dos responsáveis técnicos pela elaboração da Ação judicial da associação para plantio coletivo.
Mestre (UERJ) e Doutora (USP) em Direito. Professora Associada de Direito Penal e Criminologia da UFRJ, Coordenadora do Grupo de Pesquisas Política de Drogas e Direitos Humanos FND/UFRJ. Coordenadora-Chefe do Dept. de Política de Drogas do IBCCrim, Membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas.
Designer, sócio de firma especializada em cultivo doméstico, apoia vários familiares da Apepi no cultivo individual. Desenvolveu também o projeto de no cultivo da Apepi e é o principal consultor de cultivo na associação. Também participa dos cursos da Apepi como professor.
Jornalista, doutoranda em Saúde Pública na USP e mestra em Divulgação Científica pela Unicamp. Com foco nas relações entre cidadãos e ciência, pesquisou a regulamentação do canabidiol e a epidemia do vírus Zika no Brasil. Escreveu para veículos como Estadão, ISTOÉ e Folha de S.Paulo. Site: www.moniqueoliveira.com
Formado em Administração pela PUC-Rio e pós-graduando em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ativista da cannabis medicinal, atua como coordenador da Abracannabis, associação de pacientes.
Médica Sanitarista e de Família,com especialidade em homeopatia curso de formação em acupuntura e fitoterapia .Servidora pública agora aposentada da Secretaria de Saúde do Amazonas onde trabalhei durante 15 anos.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 2001
Residência Médica pela Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande-MS 2004
Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima
Colunista do portal Sechat
Coordenador da Apepi. Desenhista Industrial(PUC-RJ) com mestrado em Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ) na linha gestão de iniciativas sociais.
Tarso Araujo é jornalista e documentarista, especialista em saúde e políticas de drogas. Escrevendo reportagens sobre o tema, já venceu os prêmios Abril de Jornalismo, Esso de Jornalismo e o Prêmio Gilberto Velho de Mídia e Drogas. É autor dos livros “Almanaque das Drogas – um Guia Informal para o Debate Racional”, (Leya, 2012) e Guia sobre Drogas para Jornalistas (Catalize, 2017). Em 2014, dirigiu uma série de curtas sobre cannabis medicinal e o longa “Ilegal”, sobre um grupo de mães que luta para tratar a epilepsia de seus filhos com produtos da planta. Foi fellow da Open Society Foundations no curso de especialização em políticas de drogas da ONG Release (Inglaterra) e, como palestrante, já participou de dezenas de eventos públicos e congressos científicos, inclusive na Faculdade de Medicina da USP, na Unicamp e na Polícia Federal. Desde 2015, realiza atividades anuais de educação sobre drogas com alunos de ensino fundamental e médio.
Mãe de Clárian, paciente de cannabis para uso terapêutico, formada em licenciatura em Letras e pós em Gestão Bancária, presidente da Cultive – Associação de Cannabis e Saúde, cultivo e extraio óleo de cannabis em ambiente doméstico com autorização judicial.
Jornalista com 20 anos de experiência e passagens pela TV Globo, SBT, Record TV e TV Bandeirantes. Andre foi editor de economia do JN, editor chefe no SBT e diretor na Record. Atualmente é chefe de redação do BandNews TV. No começo de 2019, participou da fundação do portal Sechat – especializado em cannabis medicinal.
Jornalista, autor do livro O Fim da Guerra, colunista do Nexo Jornal e um dos produtores do filme Ilegal. Foi diretor de redação da revista Superinteressante. Atualmente, está escrevendo um livro sobre cannabis.
Ministro da Saúde da Província de Jujuy, médico especialista em diagnóstico por imagem, especialista em Rádio-Pediatria, ex-presidente da Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagens, integrante da Comissão Executiva da Federação Argentina de Diagnóstico por Imágens (FAARDIT), interventor da obra social dos jubilados PAMI (2000-2001 e 2016-2017), ex-diretor do Hospital Infantil Hector Quintana (Jujuy), sub-inspetor de Regionalização em nível nacional PAMI – ano de 2001.
Director Provincial de Adicções da Secretaria de Saúde Mental e Adicções do Ministério da Saúde da Província de Jujuy, Argentina. Coordenador de Pesquisa de Cannabis Medicinal da Província de Jujuy
Médico especializado no tratamento clínico e cirúrgico de dores crônicas e patologias da culuna vertebral. Há mais de 4 anos acompanhando pacientes em uso de Cannabis para controle de dor.
Fundador, professor e Diretor de cultivo na Associação Brasileira para Cannabis – Abracannabis.
Farmacêutica bioquímica, mestre e doutora em biofísica, e pós-doutora em fisiologia pela UFRJ. Atua nas áreas de pesquisa que englobam o estudo do sistema endocanabinoide. Coordenadora de trabalhos de pesquisa translacional com extratos de Cannabis em modelos animais, e do TimeCannabis, uma plataforma de divulgação científica acerda da medicina canabinoide.
Possui graduação em Biologia – Universidad Nacional Autónoma de México (2010) e mestrado em Ciências Biológicas (Biomedicina) na mesma universidade (2013). Doutorado em Ciências Biológicas no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) (2019). Tem experiência na área de Biologia Celular e molecular com ênfase no papel do sistema canabinóide no desenvolvimento e plasticidade neuronal (neurogênese e oligodendrogênese), bem como nos seguintes temas: demência e fosforilação de tau, diferenciação neural, neuritogênese.
Farmacéutica pela UFJF, mestre e doutora em farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Periodo sanduíche na Universidade Complutence de Madri. Pós-doutorado na UFMG com estágio no Centro de Terapias Regenerativas de Dresden, Alemanha. Pos-doutoramento no Instituto Max Planck de Medicina Experimental, Goettingen, Alemanha.
Presidente da Cannabis Avatara S.E., primeira empresa estatal da Argentina dedicada à produção de derivados de cannabis para fins medicinais. Advogado. Especialista em Direito Ambiental (UBA).
Formado em medicina desde 1981, fez residência médica no Instituto de Psiquitria da UFRJ (1983), possui mestrado em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2002). Atualmente, trabalha no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente em estudos relacionados aos transtornos esquizofrênicos como, psicopatologia e fenomenologia, alterações cognitivas, psicoterapia, psicoeducação, fatores de risco, curso evolutivo, e diagnóstico precoce.
Pesquisador titular do estudo de cannabis medicinal na Área de Saúde da Corporação Municipal de La Florida e médico em Emergência Infantil no Hospital Sótero del Río. Consultor técnico do Programa Infantil e membro da Unidade Técnica COMUDEF.
Médico cirurgião oncológico e mastologista do HC UFMG, atual presidente da AMAME.org.br prescritor de cannabis para fins medicinais. Militante da causa da regulamentação da cannabis para bem estar terapêutico, atuante na educação profissional na medicina com foco no sistema endocanabinoide.
CEO & fundadora da Dr. Cannabis, Viviane Sedola está liderando o marketplace digital focado em tornar o tratamento com cannabis medicinal legal mais acessível e transformar dados em conhecimento a partir de uma comunidade colaborativa de médicos e pacientes no Brasil.
Margarete Brito, advogada ativista e coordenadora executiva executiva da APEPI – Apoio a Pesquisa e Pacientes de Cannabis . Sua história foi relatada no Documentário “Ilegal – A vida não espera” e pelos seus trabalhos e transformações sociais recebeu importantes prêmios como Poder Awards – Women in Poder – “Poder Architects of Change Award” em 2015 e prêmio Lions Humanitário em 2018 .