Palestrantes 2022
Segue abaixo a lista dos palestrantes já confirmados do evento, clique no nome para ver sua minibiografia.
Ailton Krenak
(Ambientalista e Líder Indígena)
Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Autor de Ideias para adiar o fim do mundo.
Pedro Bial (Jornalista)
Pedro Bial é apresentador e jornalista. Entrou na Globo em 1981, por meio de um curso de formação em telejornalismo. Começou no Jornal Hoje, seguiu no Globo Repórter e despontou no Fantástico nos anos seguintes. Cobriu eventos importantes, como a Guerra do Golfo e a queda do Muro de Berlim.
Nísia Trindade
(Presidente FIOCRUZ)
Cientista social e socióloga brasileira. É a atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Sidarta Ribeiro
(Neurocientista)
Sidarta Ribeiro é capoeirista, e professor titular de Neurociências e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da UFRN. Tem interesse nos seguintes temas: memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computacional; neuroeducação; cannabis medicinal; psicodélicos e política de drogas. Autor de mais de 100 artigos científicos e de 5 livros, entre eles O Oráculo da Noite e Sonho Manifesto.
Julian Wilches (Diretor de Política de Drogas do Ministério da Justiça – Colômbia)
Cientista político da Universidade de Los Andes, com mestrado em Jornalismo pela Universidade de Alcalá de Henares e Diretor de Política de Drogas do Ministério da Justiça da Colômbia com 15 anos de experiência em questões de política de drogas. O foco do meu trabalho tem sido a geração de processos de desenvolvimento sustentável e bem-estar nas comunidades. Acredito que para isso são necessários compromissos e uma adequada sinergia entre a sociedade civil, o Estado e as empresas privadas.
Ana Gazmuri (Deputada Federal – Chile)
Atriz, ativista pelo uso medicinal da cannabis, defensora dos Direitos Humanos e política independente. Deputado pelo 12º Distrito, Região Metropolitana de Santiago, período 2022-2026.
Eduardo Faveret (Médico Neurologista)
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988). Atualmente é Diretor Médico do Centro de Epilepsia do IECPN do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.
Julita Lemgruber(Coordenadora do CESeC)
Socióloga brasileira. Foi diretora do Departamento do Sistema Pentitenciário do Rio de Janeiro entre 1991 e 1994, e ouvidora da policia do mesmo estado entre 1999 e 2000. É coordenadora do Centro de Estudos de Segurança.
Claudete Oliveira (Farmacêutica APEPI)
Graduada em farmácia pela UFRJ, doutoranda em Cannabis pela FIOCRUZ, farmacêutica gestoras da APEPI. Especialista em tecnologia de cosmético.
Pâmela Carvalho (Historiadora Ativista)
Educadora, Historiadora, Gestora cultural, pesquisadora ativista das relações raciais e de gênero e dos direitos de populações de favelas.
É Mestra em Educação pelo PPGE/UFRJ onde defendeu a dissertação “Eu piso na Matamba”: Epistemologia jongueira e reeducação das relações raciais”. Foi bolsista do Projeto Personagens do Pós Abolição e faz parte do grupo de pesquisa Intelectuais Negras/UFRJ.
É coordenadora do eixo “Arte, Cultura, Memórias e Identidades” na Redes de Desenvolvimento da Maré.
É fundadora do Quilombo Etu, coletivo que trabalha a cultura popular a partir de uma perspectiva de educação antirracista.
É moradora do Parque União (Conjunto de Favelas da Maré).
Raphael Meduza (Gerente Cultivo APEPI)
Cultivador e entusiasta vem espalhando a palavra do cultivo e treinando os jardineiros da APEPI na jornada 10.000 plantas.
Ana Maria Soares (Quimíca UNAERP)
Pesquisadora do Departamento de Biotecnologia Vegetal da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Graduada em química, mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Apresenta 34 anos de experiência em produção de plantas medicinais por cultura de tecido e em campo agrícola. É docente do programa de pós graduação (mestrado e doutorado) na UNAERP e UNESP (Botucatu). Trabalha na Farmácia Viva denominada Farmácia da Natureza cuja finalidade é produção de fitoterápicos com distribuição no SUS.
Ingrid Farias(Ativista RENFA)
coordenadora nacional da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas – RENFA e parte da Articulação Negra de Pernambuco e Coalizão Negra por Direitos.
Diego Pieri(Sociólogo Ativista – Uruguai)
Sociólogo, activista por la regulación de las drogas. Integrante de Regulación Responsable.
Joseane Costa (Neurociêncista FIOCRUZ)
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade Médica – Biomedicina);
Mestra em Psicobiologia (UFPA/USP);
Doutora em Ciências (Neurociências) (UFPA/UnB);
Pós-doutora em neuropsicofarmacologia (UnB);
Coordenadora Técnica do Projeto Fortalecimento e Estruturação de Cadeias de Valor em Plantas Medicinais – Articulafito (Fiocruz/MAPA);
No Ministério da Saúde coordenou e colaborou com a formulação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).
Ana Hounie(Médica Psiquiatra)
Médica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (1994);
Residência em Psiquiatria pela UFPE (1997);
Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (2003);
Pós –Doutorado pela FMUSP (2005);
Título de Especialista em Psiquiatria-ABP (1996);
Pesquisadora na área de TOC e seu Espectro;
Prescritora de cannabis medicinal desde 2016;
Membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa (SBEC).
Daniel Cardoso (Farmacêutico)
Possui graduação e mestrado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia. Atua no Núcleo Gestor da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fitoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterapia, plantas medicinais, etnofarmacologia, políticas públicas de saúde e etnofarmacobotânica.
João Gabriel Gouvêa (Farmacêutico APEPI)
Graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Santos. Mestrando em Biologia Vegetal na área de de Plantas Medicinais e Metabolismo Secundário (UERJ/JBRJ) e possui pós-graduação em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (Farmanguinhos/FIOCRUZ). Coordenador de Laboratório e Pesquisador da Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI).
Nathália Oliveira(Socióloga Ativista)
É uma das principais vozes do cenário do ativismo anti-proibicionista no país. Começou atuando com prevenção ao uso de drogas para adolescentes em 2010, e a trabalhar no Centro de Convivência “ É de Lei”, em 2012, como redutora de danos e educadora em cursos de qualificação profissional para trabalhadores da rede pública. Também se engajou em projetos sociais e redução de danos, até começar a desenvolver campanhas de advocacy sobre a temática. Em 2016 fundou a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas em parceria com o historiador baiano Dudu Ribeiro. Compõe a seretaria executiva da Plataforma Brasileira de Política de Drogas desde 2017. Entre 2017 e 2019, foi presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e Álcool de SP (COMUDA). Atualmente, integra o Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned).
Laura Espósito
(Agrônoma UFV)
Engenheira Agrônoma – UFV. Na Universidade do Estado da Carolina do Norte (NCSU), no Instituto de Plantas para a saúde Humana (Plants for Human Health Institute), quantificou canabinoides e testou a bioatividade de extratos da Cannabis em cultura de células. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Fitotecnia ou Produção Vegetal, no Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa. É sócia-fundadora e compõe o conselho diretor da ACOLHAM – Associação Comunitária Liamba Agroecológica da Mata.
Francisco Netto (Programa sobre Drogas da Fiocruz)
Mestre pelo Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador bolsista da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador executivo do Programa Institucional de Apoio a Pesquisa, Ensino e Políticas Públicas sobre Drogas da presidência da Fiocruz (PACD/Fiocruz).
Sabrina Lisboa (USP)
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 1991), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1995) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-FMRP 1999). Atualmente é professora associada do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora “Cientista do Nosso Estado (CNE)” e PQ-1D.
Mayara de Queiroz(Farmacêutica – SESAB)
Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Salvador-BA) e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Mestre em Química de Produtos Naturais (UFBA), Especialista em Fitoterapia (gestão e prescrição) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento da UNEB. Atua em Fitoterapia no SUS desde 2009, quando foi farmacêutica do Nucleo FITOBAHIA/SESAB. Foi também consultora do Ministério da Saúde em 2016, coordenadora do Projeto Farmácia Viva-Lauro de Freitas-BA em 2018/2019 e atualmente é vice-coordenadora do Projeto Farmácia Viva Salvador.
Marcia Dinis (Advogada IAB/SACERJ)
Advogada criminal; Mestre em Criminologia pela UCAM, 2003, Presidente da Comissão de Criminologia e Diretora de Biblioteca do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); Vice-presidente da Sociedade dos Advogados Criminais do Rio de Janeiro (SACERJ); Conselheira efetiva da OAB-RJ;
Raull Santiago (Ativista Coletivo Papo Reto)
Raull Santiago é cria do Complexo do Alemão. Gestor, criador e conselheiro de iniciativas sociais do terceiro setor, integra à assembleia de membros da Anistia Internacional do Brasil, o FORUM Construtivo do Instituto NU, e a Iniciava PIPA. É produtor cultural e audiovisual, ativista pelos direitos humanos, mudanças climáticas, negritudes e vida na favela.
Iara Vicente (Socióloga UNB)
CEO da Empresa de Consultoria Nossa Terra Firme, especializada em ESG e sustentabilidade no Sul Global. Mestre em Administração Pública em Ciência e Política Ambiental pela Columbia University e Bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília. Em 2017, foi considerada pelo UNLEASH Innovation Lab como um dos 1000 Talentos Mundiais para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015.
Ladislau Porto (Advogado APEPI)
Advogado da APEPI, responsável pelo processo da associação.
Priscila Mazzola (Farmacêutica UNICAMP)
Livre docente pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP, Doutora em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Coordena o LAFATECs – Laboratório de Farmacotécnica e Cuidado em Saúde na FCF/Unicamp. Atua na área de desenvolvimento de formulações empregando ativos naturais, incluindo compostos extraídos de resíduos e compostos sintéticos. Desenvolve pesquisa em estabilidade de biomoléculas de interesse farmacêutico em bases farmacêuticas e cosméticas.
Deborah Barros(Advogada REFORMA)
Formada em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, advogada colaboradora da APEPI, graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e militante antirracista, antiproibicionista e por políticas de redução de danos.
Claudia Benjamim
(UFRJ)
D.Sc., Farmacologia – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora associada I do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Filipe Gusman(Médico – Cuidados Paliativos)
Médico, Geriatra pela SBGG/AMB.
Membro Fundador das Regionais Sudeste e Rio de Janeiro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP)
Coordenador da Câmara Técnica de Medicina Paliativa do CREMERJ.
Filipe Gusman(Médico – Cuidados Paliativos)
Médico, Geriatra pela SBGG/AMB.
Membro Fundador das Regionais Sudeste e Rio de Janeiro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP)
Coordenador da Câmara Técnica de Medicina Paliativa do CREMERJ.
Paulo Teixeira (Deputado Federal)
Formado em Direito e mestre pela USP. Foi subprefeito de São Miguel Paulista no governo Luiza Erundina (1989-1992). Foi também secretário municipal de Habitação da cidade de São Paulo na gestão de Marta Suplicy (2001-2004). Foi duas vezes deputado estadual por São Paulo, uma vez vereador da cidade de São Paulo e está no seu quarto mandato de Deputado Federal pelo estado de São Paulo. Paulo Teixeira também é Secretário-geral do Partido dos Trabalhadores.
Paula Fabricio (Médica Psiquiatra)
Mestra em Saúde Pública na área de políticas, planejamento, gestão e cuidado em saúde pela ENSP/ FIOCRUZ; Psiquiatra formada pelo Instituto Municipal Philippe Pinel; Médica formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Renato Crespo (Biólogo Jardim Botânico)
Graduado em Ciências Biológicas (1981), Bacharel em Biologia Marinha (1981), Mestre em Botânica (1990) e Doutor em Química de Produtos Naturais (1995). Membro do Comitê de Avaliação da CAPES, Área Ciências Biológicas I, Subárea Oceanografia Biológica (2007-2012), Coordenador de Área da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2007-2012), Diretor de Pesquisas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Desde 2016).
Ricardo Reis (Neurociêntista UFRJ)
Mestre e Doutor em biofísica, especialista em neuroquímica, pesquisador e professor do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, interessado em circuitos neuro-gliais e sistemas neuroquímicos, como o do endocanabinóide na regulação do sistema nervoso e no impacto da qualidade de vida.
Ricardo Ferreira(Médico especializado em Dor)
Médico especializado no tratamento de patologias da coluna e manejo da dor. Com mais de 7 anos de experiência no acompanhamento do uso terapêutico de derivados da Cannabis para controle de dores.
Tércio Sousa (Médico da Família)
Médico, Clínico Geral com experiência em medicina de família, prescritor da Apepi desde março de 2021. Certificação internacional em medicina endocanabinoide pela WeCann Academy – 2021.
Wilson Lessa(Médico Psiquiatra)
Médico Psiquiatra, professor do curso de medicina da UFPB, membro da ICRS (International Cannabinoid Research Society), membro da SCC (Society of Cannabis Clinicians), ex-diretor científico da SBEC, professor nas pós-graduações sobre o uso medicinal da Cannabis do grupo Manole, Anima Inspirali e WeCann Academy. Médico parceiro da APEPI.
Patrícia Montagner (Médica Neurocirurgiã)
Médica neurocirurgiã; Certificada pela WIP (World Institute of Pain) em Procedimentos minimamente invasivos em dor; Diretora técnica da Clínica NeuroVinci na Grande Florianópolis; Fundadora da WeCann Academy, comunidade global de estudos em Medicina Endocanabinoide, que conecta especialistas de várias partes do mundo para unir evidência científica e experiência prática na área; Foco de atuação em dor;
Denis Burgierman (Jornalista)
Denis Russo Burgierman é jornalista e editor-chefe do Greg News, na HBO. Dirigiu publicações como Superinteressante e Vida Simples, e manteve colunas no Nexo, na veja.com e na Época. É autor de “O Fim da Guerra”, sobre as novas políticas de drogas, e de “Piratas no Fim do Mundo”, sobre a caça às baleias na Antártica. Foi um dos produtores do filme Ilegal, que ajudou a inaugurar o debate sobre o uso medicinal da cannabis no Brasil.
Matias Maxx (Jornalista Ativista)
Jornalista, fotógrafo e videomaker com vinte anos de experiência e trabalhos veiculados na VICE, NatGeo, HBO, Al-Jazeera, Agência Publica e Piauí dentre outros. Em 2004 fundou com Daniel Juca a revista Tarja Preta reunindo vários artistas publicando histórias de humor e comportamento chapado. Em 2016 publicou na VICE Brasil a reportagem “A pacificação do complexo alemão deu certo?”, contemplada com o primeiro lugar no V Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Sobre Drogas. Pesquisador e ativista da causa canábica.
Renato Malcher (Neurociêntista UNB)
Neurocientista e professor do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade de Brasília (UnB).
José Luiz da Costa (Toxicologista UNICAMP)
Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal de Alfenas (2001), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Química (Química Analítica) no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2008), pós doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2010) e no National Institute on Drug Abuse (NIDA-NIH, Baltimore, MD, EUA, 2013-2014). Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP e Coordenador Executivo do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas.
Marcos Langenbach (Fundador e Diretor APEPI)
Fundador e diretor da APEPI. Designer, com mestrado pela COPPE-UFRJ na linha de gestão de Iniciativas sociais.
Pedro Braga (Médico da Família)
Médico de Família e Comunidade pela SMS- Rio, especialista em Preceptoria em Medicina de Família pela UFCSPA/UNASUS. Mestrando em Saúde Pública pela Fiocruz/ENSP.
Marcelo Pinhel(Co-fundador e Diretor da Favo Tecnologia)
Co-fundador/Diretor da Favo Tecnologia e professor de Gestão estratégica de negócios. Graduado em Mecatrônica Ind. pela UTFPR e graduado no Founder Institute. Doze anos de experiência em desenvolvimento de sistemas embarcados, fabricação digital e gestão de tecnologia. Perdidamente apaixonado pela natureza, vendedor por vocação e Diretor Executivo pela necessidade de criar um mundo melhor. Com a Favo, Desenvolveu o Growin+ | Plataforma de gestão e controle de cultivo, presente em várias associações de pacientes no Brasil.
Margarete Brito (Fundadora e Diretora APEPI)
Fundadora e Diretora da APEPI. Advogada, ativista e mãe de paciente.
Marília Zaluar Guimarães (IDOR/UFRJ)
Professora Associada da UFRJ, pesquisadora colaboradora do IDOR e coordenadora científica da Rede CpE
Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica/ Neurociências) pela UFRJ e pós-doutora como Pew Latin American Fellows na UCSF (EUA). Professora associada da UFRJ, pesquisadora colaboradora no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e Coordenadora Científica da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). Tem experiência na área de Farmacologia Molecular, com ênfase em Neurofarmacologia de Canabinoides.
Rodrigo Pacheco (Médico da Família)
Graduado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Residencia em Medicina de Familia pela FMS- Niterói, 9 anos preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade do Rio (RMFC-Rio/ENSP/UFRJ), Mestre em Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), Especialização em Acupuntura (UFF) e Ex Coordenador do Núcleo de Telemedicina do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ).
Cecilia Hedin (Neurocientista FIOCRUZ)
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado parte de seus estudos no Brain and Cognitive Department no Massachusetts Institute of Technology. Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Especialista da Fiocruz na área de Neurociência.
Roberto Rodrigues (Reitor UFRRJ)
Possui graduação em Ciências Econômicas – Faculdades Integradas Moacyr Sreder Bastos (2001), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Davyson Moreira (Farmacêutico Jardim Botânico)
Farmacêutico (UFRJ), Mestre e Doutor em Química de Produtos Naturais pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ; Atualmente trabalha com estudos em quimiofenética e em quimiodiversidade das famílias vegetais Piperaceae, Salicaceae, Passifloraceae e Cannabacea. Coordena o Laboratório de Produtos Naturais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde atua como Pesquisador Titular.
Nina Silva(Bióloga UFRJ)
Professora Nina Silva, da Faculdade de Farmácia da UFR. Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela UNIRIO, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela UFRJ. Pós-doutorado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Formação em Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e pelo Arya Vaidya Pharmacy Training Academy (AVP Índia). Professora Associada II da Faculdade de Farmácia da UFRJ atuando na graduação nas disciplinas de Farmacobotânica, Botânica Aplicada e Etnobotânica. Orienta alunos no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Farmacêutica/UFRJ e na Pós -graduação em Biologia Vegetal/ UERJ. Professora da especialização latu senso em Fitoterapia UFRJ/JBRJ/ABIFIT e daFitoterapia aplicada à Nutrição Clínica – CEFITO/ UFRJ.
Ricardo Berbara (Diretor da Agência de Inovação da UFRRJ)
Professor titular, Reitor da UFRRJ (2017-2021) e Reitor eleito mas não empossado (2021-2025). Cientista de Nosso Estado – FAPERJ e Pesquisador CNPq. Diretor da Agência de Inovação da UFRRJ (2021-). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-1983), MSc Ciências do Solo pela UFRRJ (1989) e PhD em Biologia do Solo – University of Dundee, Escócia (1995).
Jorge Lautert (Advogado Maria Flor)
Advogado Criminalista com ênfase em direito canábico. Atuação jurídica nas Associações Ama-Me de Minas Gerais, Maria Flor de São Paulo e Associação Alternativa de Santa Catarina. Advogado no caso de Paulo Henrique Coelho.
Maria Behrens (Farmacêutica FIOCRUZ)
Graduação em Farmácia pela UFF/1985, mestrado em Química (fotoquímica de complexos de inclusão) pela UFRRJ/1991 e doutorado em Química (fitoquímica e atividades biológicas – estudo bioguiado – de plantas medicinais) pela Universidade de Hannover-Alemanha/1996. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz). Membro do Comitê Gestor da Vice-Diretoria de Educação, Pesquisa e Inovação de Farmanguinhos. Chefe do Departamento de Produtos Naturais e do Laboratório de Produtos Naturais para Saúde Pública.
Alex Pimentel
(Agrônomo ABRACE)
Engenheiro Agrônomo paraibano, Coordenador Técnico do cultivo Abrace Esperança.
Translate »